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Projetos de Pesquisa Coletivos

2015 – Atual
Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada

Descrição: Projeto PROCAD/CAPES Qual o papel da cultura musical e audiovisual na construção de um imaginário urbano, suburbano, cosmopolita, periférico, translocal e/ ou virtual? De que maneira o espaço urbano se reconfigura a partir de um imaginário produzido por canções, filmes, videoclipes, trilhas sonoras e demais produtos sonoros e/ou audiovisuais? Nos debates sobre música e cultura audiovisual, noções ligadas a lugar, espaço e territorialidades são constantemente acionadas. Seja para atrelar determinada prática musical a um sentimento de identidade local ou regional; seja para delimitar espaços simbólicos de circulação de gêneros; seja ainda para referir-se a ambientes virtuais tais como redes sociais e plataformas musicais, a noção de que canções, filmes, novelas, videoclipes, circulam (ou se reconfiguram) em lugares ou espaços definidos físicos, simbólicos, afetivos, virtuais é recorrente.Além disto, estes produtos midiáticos estabelecem com o espaço urbano uma via de mão dupla: por um lado, bairros e/ou cidades inspiram compositores, diretores, e criadores do campo musical e audiovisual; por outro lado, letras de músicas, filmes ou mesmo um gênero podem ressignificar o imaginário sobre uma cidade ou país . Desta maneira, a articulação entre a produção e consumo sonoro e imagético e as metáforas espaciais abrange uma ampla gama de ideias que cercam as práticas culturais e sua distribuição midiática.Tal como apontado por Steven Connor (2000) este projeto parte da premissa de que as paisagens midiáticas construídas através da música e do audiovisual constroem novos mapas urbanos e que com grande recorrência os espaços fragmentários das cidades contemporâneas são reconfigurados por estes produtos culturais. Esta pesquisa tem como objetivo problematizar, tensionar e avançar na reflexão entre as diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, acionando debates que caminham basicamente por quatro eixos: (1) a relação hierárquica dos símbolos e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno das categorias de centro/ periferia, e de local/trasnlocal/global , absorvendo as diferenciadas experiências espaciais que circulam em torno das territorialidades sônico-musicais e audiovisuais; (2) a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais, pensadas tanto como referências a uma cidade quanto como metáforas de articulação de gostos que se conectam de modo virtual; (3) as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor – seja entre fãs ou através da crítica cultural; e (4) a circulação de música e audiovisual pelo ciberespaço, com foco no papel das tecnologias que mediam estas apropriações. Delineada de maneira coletiva, a partir de equipes de pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF); Federal de Pernambuco (UFPE) e Vale dos Sinos (Unisinos), nosso objetivo é contribuir para o refinamento do debate a partir da construção de problemas comuns suscitados pela temática proposta e produzir uma cartografia do urbano em suas múltiplas entonações nos produtos musicais e audio-visuais.

Participantes: Universidade Federal Fluminense (UFF), Unversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Financiador: PROCAD/CAPES Site: http://www.cartografiasomimagem.com.br/

2019-Atual
RISE SMA Social Media Analytics for Society and Crisis Communication

From April 15th to April 16th, the University of Essen-Duisburg invited all beneficiaries, partners, and advisors for the official kick-off meeting of the RISE_SMA project.

Descrição: RISE_SMA creates an interdisciplinary, international network combining world-leading scholars and excellent practitioners to enable an outraging knowledge sharing and to develop solutions for the next level in social media analytics (SMA). Social media have become an ever-important part of daily life of millions and influences the way people get and share information. Advanced theoretical approaches and methods of analysing social media data are especially relevant for the two areas, addressed in RISE_SMA: (1) society and (2) crisis communication. In the last years, the communication in social media gained massive impact on society and citizens decision-making, offering potential for new forms of public discourses, but also challenging societal cohesion by the upcoming of fake news and social bots. In addition to that, it became obvious that social media communication plays an increasing role for citizens and emergency service agencies during crisis situations in order to find or share information, for example during natural disasters or human-made crisis such as terror attacks.

Participantes:
Coordenação do consórcio de pesquisa: Universität Duisburg-Essen (Alemanha). University of Agder (Noruega), University Leiden (Holanda), Virtimo AG (StartUp/Berlin), Municipality of Kristiansand (Noruega). Parceiros: Queensland University of Technology (Australia), University of Sydney (Australia), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/Brasil), Universitas Padjadjaran (Unpad/Indonesia).

Financiador: European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme
under the Marie Skłodowska-Curie grant agreement No 823866.

Site https://social-media-analytics.org

Projetos de Pesquisa Individuais

2019 – Atual

Estudos de fãs no Brasil: mapeamento da área de comunicação e proposições metodológicas para a cultura pop nos ambientes digitais

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende discutir e ampliar as relações entre estudos de fãs no campo da comunicação brasileiro e as metodologias de pesquisa utilizadas nessas pesquisas a fim de compreender as especifidades e a visibilidade que os objetos da cultura pop (PEREIRA DE SÁ, CARREIRO & FERRARAZ, 2015) entendida aqui como uma vasta gama de produtos, linguagens, práticas e experiências proporcionadas pela cultura e comunicação de massa em suas relações estéticas e sociais – ganharam na pesquisa em comunicação a partir de sua disseminação e popularização nos ambientes da cultura digital tais como sites de redes sociais nas duas últimas décadas. Pistas iniciais para um mapeamento do estado-da-arte desse campo no Brasil já apareceram em trabalhos como a de Amaral & Carlos (2016a) e Costa (2018), porém o aprofundamento das definições de temáticas e observações acerca dos métodos e formas de pensar a cultura dos fãs ainda carece de aprofundamento.

Participantes:
Adriana Amaral – orientandos

Financiador: Bolsa PQ CNPq 2018 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico