Quem Somos

O Laboratório de Pesquisa CULTPOP – Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, registrado no CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em nível de Mestrado e Doutorado se dedica desde sua fundação em 2011 aos estudos sobre a cultura pop e suas interfaces com a cultura digital na área de Comunicação. O laboratório se dedica à formação de pesquisadores dos mais variados níveis desde a Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Através dos anos, o laboratório tem estabelecido parcerias com outros laboratórios e grupos de pesquisa regionais, nacionais e internacionais desenvolvendo projetos cooperativos como o PROCAD/CAPES UFF-UNISINOS-UFPE, POA MUSIC SCENES – em parceria com a University of Salford (UK) , RISE Social Media Analytics, SMAVAC – entre outros, financiados por agências de pesquisa nacionais e internacionais como CAPES, European Commission e DFG -Fundação de Pesquisa Alemã. Vários de nossos pesquisadores tem passagens como visitantes em universidades como University of Surrey (Inglaterra), Universität Duisburg-Essen (Alemanha), McGill University (Canadá), De Paul University (EUA), Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha).

O CULTPOP se dedica à pesquisa na intersecção entre a cultura pop, a comunicação e as tecnologias tendo múltiplos aportes teórico-metodológicos para pensar o papel da cultura pop no contemporâneo e suas relações entre performances, materialidades, mídias, culturas urbanas e estéticas. Os enfoques do laboratório de pesquisa têm como finalidade a reflexão, a crítica e a elaboração de propostas de pesquisa que pensem a cultura pop no contexto das transformações digitais no âmbito de suas práticas e processos de sociabilidade. Dentro desse escopo nossas investigações privilegiam temáticas como a das cenas musicais, subculturas, linguagens e produtos midiáticos da cultura pop, consumo e suas audiências e fãs a partir das relações com as subjetividades e interseccionalidades e das micro-políticas e resistências cotidianas.

Além das publicações acadêmicas, já organizamos diversos eventos e congressos científicos nacionais e internacionais sempre contando com a presença de pesquisadores, produtores, artistas e participantes da sociedade tais como o Simpósio Mapeando Cenas da Música Pop (2016), V CoMúsica (2017), Encontro sobre Estudos de Fãs (2017), 2nd Aoir Flashpoint Symposium 2020 (2020 em formato remoto). Desde 2019, o laboratório produz o Simpósio CULTPOP em sua primeira edição tendo sido presencial e online em 2020.

Nosso enfoque na popularização da ciência a partir das estéticas e dinâmicas da cultura pop tem resultado em diversas participações na mídia e na imprensa e em produtos experimentais derivados de nossas pesquisas como o podcast Divã Pop, o roteiro turístico sobre o rock gaúcho (POA Rock City Bus Tour), a HQ Caçadora de Fãs – de Larissa Becko, Fábio Mesmo e Thiago Krening e o Acervo dos Estudos de Fãs. Por fim, também trabalhamos pela elaboração de políticas públicas relacionadas às áreas das indústrias criativas e lutamos por diversidade e trabalho justo para os criadores de conteúdo na área de cultura pop e prestamos consultorias de pesquisas voltadas ao mercado de comunicação digital, entretenimento e cultura pop.

Grupos e Laboratórios de Pesquisa Parceiros:

 

Galeria