Conheça nossas parcerias e projetos de pesquisa com outras universidades do Brasil e do mundo

Projetos de Pesquisa Coletivos

2021-Atual
Spreading the Antidote. The Framing of COVID-19 Vaccination Campaigns in the Brazilian Social Media Sphere (SMAVAC)

Descrição: Projeto financiado pelo DFG – Fundação de Pesquisa Alemã – entre Universität Duisburg Essen e UNISINOS envolvendo o CULTPOP e o LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento. O projeto discute e analisa as campanhas de vacinação brasileiras sobre o Covid-19. Mais informações em: https://www.uni-due.de/digicat/smavac .
Financiamento: DFG (Alemanha) – https://www.dfg.de/en/index.jsp

2020-Atual
PROBRAL CAPES DAAD – Misleading imagery. The influence of visualizations on fake news dissemination on social media

Descrição: O projeto tem como objetivo explorar o papel das visualizações no contexto da disseminação de fake news nas mídias sociais. Planeja-se investigar como diferentes formas visuais como fotos, memes, GIFs e vídeos são utilizados para amparar e espalhar informação enganosa. O projeto é financiado pelo DAAD/CAPES e envolve universidades da Alemanha (UDE/FU Berlin) e do Brasil (UNISINOS/ UFPEL/UFMG) e os grupos de pesquisa CULTPOP, LIC e TCAV.

2019-Atual
RISE SMA Social Media Analytics for Society and Crisis Communication

From April 15th to April 16th, the University of Essen-Duisburg invited all beneficiaries, partners, and advisors for the official kick-off meeting of the RISE_SMA project.

Descrição: Projeto de rede de pesquisa interdisciplinar e internacional financiado pela União Europeia cujo objetivo é desenvolver teorias, métodos e propor soluções para crises comunicacionais no âmbito da análise de mídias sociais. O projeto envolve universidades e parceiros na Alemanha, Holanda, Noruega, Austrália e Indonésia. A Unisinos participa através do convênio com os laboratórios CULTPOP e LIC.

Mais informações em: https://social-media-analytics.org/

Financiamento: European Commission – https://ec.europa.eu/info/h2020-msca-rise-2019_en

2015 – 2020
Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada

Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo problematizar, tensionar e avançar na reflexão entre as diversas articulações entre música, audiovisual, espaço e territorialidades, acionando debates que caminham basicamente por quatro eixos: (1) a relação hierárquica dos símbolos e referências espaciais que circulam nas práticas culturais em torno das categorias de centro/ periferia, e de local/trasnlocal/global , absorvendo as diferenciadas experiências espaciais que circulam em torno das territorialidades sônico-musicais e audiovisuais; (2) a formação e conceituação das ideias de espaços e cenas culturais, pensadas tanto como referências a uma cidade quanto como metáforas de articulação de gostos que se conectam de modo virtual; (3) as relações do espaço com a performance, com destaque para os debates sobre corpo e sexualidade e para a questão do valor – seja entre fãs ou através da crítica cultural; e (4) a circulação de música e audiovisual pelo ciberespaço, com foco no papel das tecnologias que mediam estas apropriações.

Delineada de maneira coletiva, a partir de equipes de pesquisadores das Universidades Federal Fluminense (UFF); Federal de Pernambuco (UFPE) e Vale dos Sinos (Unisinos), nosso objetivo é contribuir para o refinamento do debate a partir da construção de problemas comuns suscitados pela temática proposta e produzir uma cartografia do urbano em suas múltiplas entonações nos produtos musicais e audio-visuais.

Participantes: Universidade Federal Fluminense (UFF), Unversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Financiador: PROCAD/CAPES Site: http://www.cartografiasomimagem.com.br/

2014-2017
Creative Industries, Cities and Popular Music Scenes: The Social Media Mapping of Urban Music Scenes

Descrição: O projeto consistiu na síntese de abordagens comparativas entre os contextos das indústrias criativas através da pesquisa sobre a distribuição espacial das cenas musicais em Manchester e em Porto Alegre, arquivando e gerando materiais audiovisuais, textuais e hipertextuais acessíveis e com conteúdo produzido pelos usuários através de uma plataforma e um aplicativo móvel que fornece dados que poderão ser aplicados a outros centros urbanos.

A pesquisa centra-se na análise dos processos mediáticos e nas apropriações da memória afetiva pelos sites de mídias sociais, na articulação entre espaço urbano, cenas, territórios, mídias e indústrias criativas, além de proposições de modelos de arquivamento das mesmas.

Financiador: CAPES – PVE

Projetos de Pesquisa Individuais

2019 – Atual

Estudos de fãs no Brasil: mapeamento da área de comunicação e proposições metodológicas para a cultura pop nos ambientes digitais

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende discutir e ampliar as relações entre estudos de fãs no campo da comunicação brasileiro e as metodologias de pesquisa utilizadas nessas pesquisas a fim de compreender as especifidades e a visibilidade que os objetos da cultura pop (PEREIRA DE SÁ, CARREIRO & FERRARAZ, 2015) entendida aqui como uma vasta gama de produtos, linguagens, práticas e experiências proporcionadas pela cultura e comunicação de massa em suas relações estéticas e sociais – ganharam na pesquisa em comunicação a partir de sua disseminação e popularização nos ambientes da cultura digital tais como sites de redes sociais nas duas últimas décadas. Pistas iniciais para um mapeamento do estado-da-arte desse campo no Brasil já apareceram em trabalhos como a de Amaral & Carlos (2016a) e Costa (2018), porém o aprofundamento das definições de temáticas e observações acerca dos métodos e formas de pensar a cultura dos fãs ainda carece de aprofundamento.

Participantes:
Adriana Amaral – orientandos

Financiador: Bolsa PQ CNPq 2018 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico