PESQUISADORES

Adriana Amaral

Adriana Amaral

(coordenadora)

Coordena o CULTPOP - Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. Professora do Programa de Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Pesquisadora do CNPq com Bolsa de Produtividade Nível 2. Realizou Pós-Doutorado em Comunicação, Mídia e Cultura pela University of Surrey (Reino Unido) através do Estágio Sênior CAPES. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com Estágio de Doutorado em Sociologia da Comunicação no Boston College (EUA) pelo CNPq. É autora de vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulos e livros. Nos últimos anos suas pesquisas tem se voltado para as mediações entre materialidades tecnológicas e sociabilidades de fãs no contexto da cultura pop digital brasileira.
Fã de Scifi, cat lady, e apaixonada por temáticas ligadas à cultura gótica.

Alison Rodrigues Soares

Alison Rodrigues Soares

Jornalista pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com bolsa de dedicação exclusiva do CNPq. Além do CULTPOP, integra o grupo de pesquisa PROCESSOCOM e a Rede AMLAT. Pesquisa sobre as táticas comunicacionais de torcedores antifascistas de futebol e nuances que envolvem torcedores de futebol e comunicação. Em paralelo, auxilia na pesquisa Histories of AI: Genealogy of Power com a coordenação de Rafael Grohmann e em parceria com a Universidade de Cambridge.

Amanda Vic

Amanda Vic

Mestranda em ciências da comunicação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação com bolsa CAPES Unisinos. É especialista em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2019) pelo Centro Universitário Senac São Paulo, especialista em Administração pública da Cultura (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Produtora Fonográfica (2016) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Além do CULTPOP, integra o grupo de pesquisa Processocom e Rede de pesquisa internacional AMLAT. Fundadora da Escola de Música e Produção Artística Musicalidades. Sua área de pesquisa e de interesse são: estudo de fãs, performances musicais e indústria fonográfica.

Beatriz Blanco

Beatriz Blanco

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com projeto de tese sobre movimentos ativistas nas comunidades gamers brasileiras. Mestra em Artes - Modalidade Artes Visuais e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professora coordenadora dos cursos de Tecnologia em Produção Multimídia e Tecnologia em Jogos Digitais do Centro Universitário Senac São Paulo e como produtora de conteúdo em games, cultura pop e comportamento.

Bianca Nunes

Bianca Nunes

Bacharela em Ciências Contábeis (ULBRA) e Graduanda em Relações Públicas (UNISINOS). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIT - CNPq). Desde 2020 estudando sobre fãs no contexto brasileiro: o conhecimento aplicado entre a Academia e o mercado de comunicação digital.

Caroline Govari

Caroline Govari

Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, com estágio doutoral na McGill University (CA) e missão discente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestre pelo mesmo programa da Unisinos e jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, além de integrar o CULTPOP, é pesquisadora da equipe da Unisinos no projeto The Future of Work(ers) in the global South, com financiamento da University of the Witwatersrand Johannesburg (África do Sul). É também colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, da Universidade do Algarve (PT), e atua no jornalismo musical no blog The Backstage. Tem interesse especialmente nas pesquisas que interseccionam performances do/no rock, música pop, territorialidades, formações identitárias, cenas e gêneros musicais, estudos biográficos e memória.(https://thebackstageblog.wordpress.com/).

Eloy Santos Vieira

Eloy Santos Vieira

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com tese sobre a relação entre memes e telenovelas e estágio na Universidade Autônoma de Barcelona. Mestre em Cultura, Economia e Políticas da Comunicação (2016) com missão discente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFS (2013). Atuou como professor convidado na especialização em Redes Sociais e Cultura Digital na Unisinos (2018). Tem experiência com pesquisa, produção de conteúdo e social listening. Também é curador de gifs e memes por vocação, treinador pokémon de coração e whovian por acaso mesmo. Allons-y!

Felipe Viana Estivalet

Felipe Viana Estivalet

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Música (Musicologia Histórica e Etnomusicologia) pela Universidade Federal do Paraná (2017). Bacharel em Música (Produção Sonora) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Além do CULTPOP, integra também o Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR (GRUPETNO). Músico, tem interesse e experiência de pesquisa nas áreas de Música Popular Midiática, Estudos de Som, Cultura Urbana e Pop, Etnomusicologia.

Giovana Santana Carlos

Giovana Santana Carlos

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com doutorado-sanduíche no Departamento de Comunicação na DePaul University (EUA). Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), graduada em Comunicação Social: habilitação em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Foi professora substituta no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV), e atualmente, é professora convidada em especializações de marketing pelo Brasil. Suas pesquisas envolvem comunicação digital, cultura de fãs, cultura pop, história em quadrinhos e romances de amor. Elas podem ser acessadas em http://gcarlos.wordpress.com/producao-academica/.

Hélio Sassen Paz

Hélio Sassen Paz

É doutorando em Comunicação pela Unisinos e pesquisa sobre cultura de fãs de futebol (2021). É mestre em Comunicação (Unisinos, 2009), quando pesquisou a sociabilidade de blogueiros políticos da Grande Porto Alegre. Bacharel em Publicidade e Propaganda (UFRGS, 1996), possui experiência com docência em graduação (UFRGS, UNIFRA, UNISINOS e UNISC), cursos de extensão, e MBA em Mídias Sociais Digitais (UNIFRA – 2015) e nas especializações em Mídias Digitais (UPF – 2017), Cultura Digital e Redes Sociais (UNISINOS – 2015 a 2017) e Televisão e Convergência Digital (UNISINOS – 2016 e 2017). Fã de esportes e gremista.

Jonara Cordova

Jonara Cordova

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa CAPES. Bacharela em Jornalismo pela Unisinos (2017). Atua como estagiária docente na disciplina de Cultura Urbana e Identidade do Curso de Bacharelado em Moda (Unisinos). Trabalha e possui experiência como redatora de conteúdo digital em segmentos variados. Suas áreas de pesquisa e interesse são: artivismo, música, performance, corpos e identidades.

Kassieli de Mello

Kassieli de Mello

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Comunicação pela Unisinos, possui especialização em Jornalismo Esportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Além do CULTPOP, integra também o Grupo de pesquisa do Circulação midiática e estratégias comunicacionais, vinculado ao CNPq. Tem interesse voltado aos seguintes temas: Influenciadores digitais, sociabilidades na internet, circulação midiática, processos de consumo/apropriação e performances.

Larissa Tamborindenguy Becko

Larissa Tamborindenguy Becko

Possui graduação em Comunicação social – Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2019) e doutorado em andamento em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Além do CULTPOP, integra também o grupo de pesquisa Cult de Cultura – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop, das Faculdades EST, no qual lidera junto ao Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura do fã, cultura pop e práticas de consumo.

Leonardo Dobosz Lopes

Leonardo Dobosz Lopes

Bolsista PIBIC/CNPq. Graduando de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos.
Tem interesse na área de estudos da semiótica, culturais, identidades culturais, publicidade e propaganda, comunicação e cultura organizacional.

Marcio Monteiro

Marcio Monteiro

Graduado em Comunicação Social - Radialismo pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Suas áreas de pesquisa e interesse são: música, estudos culturais e audiovisual.

Mariana Bento Beneti

Mariana Bento Beneti

Professora de redação e literatura no colégio Êxito em Jataí (GO), também foi professora de inglês no CNA de São Leopoldo (RS). Doutoranda no programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação, na Unisinos; Mestre pelo programa de Pós Graduação em Linguagens, Mídia e Artes, na Puc-Campinas; graduada em jornalismo pela mesma instituição (Puc-Camp).
Bolsista da Capes no mestrado e da FAPIC de Iniciação Científica. Tem dois livros infanto-juvenis publicados (ambos com o nome “O Quinto Signo”) que são trabalhados, através da proposta de um projeto pedagógico escrito pela autora, em escolas de Goiás. Estudou as seguintes áreas interdisciplinares de pesquisa: Linguagens, Jornalismo, mídias e educação, trabalha com os temas: exposição itinerante, morte, David Bowie, literatura de fãs, fandom e cultura de fãs – os últimos são seu tema atual de doutorado.
Além do inglês fluente (comprovado pela prova TOEFL), também fez um curso de italiano na Escuola Leonardo da Vinci, em Roma e Firenze, com finalização em 2018.

Rafael Soares Krambeck

Rafael Soares Krambeck

Doutorando e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS com projeto de tese sobre corpos, performances e indústria fonográfica. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010). Possui MBA em Marketing e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2014). É integrante do Laboratório de pesquisa CultPop - Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias -, PROCESSOCOM - Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção e pesquisador da rede temática de cooperação “Comunicação, cidadania, educação e integração” (Rede AMLAT).

Rafaela Tabasnik

Rafaela Tabasnik

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com bolsa CAPES. Bacharela em Comunicação Digital pela Unisinos (2020). Integrante do CULTPOP - Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias. Atua como estagiária docente na disciplina de Social Media & Networks que é ministrada em inglês com cursos de graduação da Indústria Criativa. Possui interesse nas seguintes áreas de pesquisa: cultura do cancelamento, performances, identidades, cultura de fã e influenciadores. É analista de redes sociais e possui experiência trabalhando como Community Manager em agências digitais.

Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

Técnico

Jornalista formado pela UNISINOS, crítico de cinema e editor-chefe da revista digital Almanaque21 - https://almanaque21.com.br/ . Em podcasts, além de fazer a montagem e edição do "Divã Pop", comanda o Almanacast.

Stella Caetano

Stella Caetano

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com projeto de tese sobre as redes relacionais na dark music no Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (2020). Suas áreas de pesquisa e interesse: música, subcultura, cultura pop, moda e estudos de fãs. Atualmente integra o Laboratório de Pesquisa CultPop - Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias.

Tatyane Larrubia

Tatyane Larrubia

Tatyane Larrubia é graduada em Estudos de Midia e mestre em Comunicação pela UFF. No mestrado, investigou a construção de personas por artistas da música pop através da carreira da cantora Miley Cyrus . Durante seu primeiro ano de mestrado, em 2018, participou do projeto #PROCAD e cursou um semestre na Unisinos. Gostou tanto que em 2020 ingressou no doutorado da instituição. Atualmente, ela pesquisa Fã Clubes como instituição e procura entender suas dinâmicas de funcionamento antes da era digital e como foi feita essa transição para o mundo online, a partir do caso da dupla Sandy & Junior.

Virgine Castilho

Virgine Castilho

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com bolsa Capes. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e historiadora pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua como professora e editora de conteúdo dos sites: BrazilKorea e Asia News Brasil. Além do CULTPOP, integra o grupo de pesquisa Centro de Estudos Asiáticos (CEA) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Área de pesquisa e interesse: hallyu studies, estudos de fãs e cultura pop asiática.