CULTPOP disponibiliza Acervo de Estudos de Fãs no Brasil

Uma das missões mais importantes do CULTPOP nesses 10 anos é a da popularização da ciência. Como diz o meme, já fazíamos isso way before it was cool e muito antes da pandemia do Covid 19 – que fez com que muitos grupos e laboratórios tivessem que ampliar sua divulgação. Desde o início do grupo, participamos de mídias e veículos de imprensa e também criamos nossos próprios produtos derivados das pesquisas como o Divã Pop que surgiu como programa da extinta rádio Unisinos em 2016 e se tornou um podcast; o POA Rock City Bus Tour , programa turístico que levou pesquisadores a um passeio experimental por pontos importantes para a cena do rock gaúcho em Porto Alegre em 2017 e a História em Quadrinhos “Caçadora de Fãs: Uma aventura acadêmica“, derivada da dissertação de mestrado da Larissa Becko e lançada em 2020.

Em 2021 lançamos nosso novo produto de divulgação científica: o Acervo de Estudos de Fãs no Brasil, um site com links e referências bibliográficas que contempla uma parte significativa da produção intelectual sobre o tema no país. O projeto é um produto digital de curadoria bibliográfica resultante da pesquisa “Estudos de fãs no Brasil: mapeamento da área de comunicação e proposições metodológicas para a cultura pop nos ambientes digitais”
coordenada pela Adriana Amaral e financiada pela Bolsa de Produtividade do CNPq. O objetivo era organizar e sistematizar em um único espaço a bibliografia produzida na área da Comunicação no país sobre os Estudos de Fãs entre os anos 2002 e 2020. Foram levantadas teses e dissertações (abrangendo o período de 2011 a 2020) defendidas nos programas de pós-graduação entre 2011 e 2020: artigos produzidos em periódicos Qualis A1 a B1 e artigos apresentados nos congressos da COMPÓS e INTERCOM. Além disso, queríamos facilitar a vida de quem está começando a pesquisar nessa área, sobretudo pesquisadores iniciantes que estão produzindo TCC ou mesmo dissertações de Mestrado. Outro ponto importante é divulgar para a imprensa a importância das pesquisas sobre o tema.

A coleta e organização foi realizada pelas bolsistas de Iniciação Científica & Tecnológica: Bianca Nunes (Bolsa PIBIT/CNPq), Bruna Mombach (Bolsa PRATIC/Unisinos), Manuela Massochin (Bolsa PIBIC/CNPq) e Stephanie Müller (Bolsa PRATIC/Unisinos) com a monitoria da Doutoranda Tatyane Larrubia (Bolsista CAPES) durante Setembro de 2020 a Fevereiro de 2021. Além dos materiais de referência bibliográfica, apresentamos também alguns materiais audiovisuais como palestras e eventos dedicados ao tema.

Na próxima etapa da pesquisa (2021-2022) novos materiais serão incorporados ao acervo.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *